ESTACA RAIZ

A estaca raiz é uma estaca moldada in loco, executada através de perfuração rotativa ou roto-percussiva, revestida integralmente no trecho em solo por meio de tubo metálico que garante a estabilidade da perfuração. No trecho em rocha, seja na passagem de matacões ou no embutimento no topo rochoso, ela é executada a partir da perfuração interna ao tubo de revestimento, por processo roto-percussivo.

A execução desse tipo de estaca compreende a seguinte seqüência: perfuração auxiliada por circulação de água, instalação da armadura, preenchimento do furo com argamassa e remoção do revestimento e aplicação de golpes de ar comprimido. A perfuração, executada na vertical ou inclinada por equipamentos perfuratrizes, é realizada por rotação de tubos rosqueados a medida que a perfuração avança, sendo a tubulação posteriormente recuperada. Para possibilitar a perfuração dos mais diversos materiais (alvenaria, concreto, matacão, solo, cascalho ou rocha), utilizam-se martelos de fundo acionados por ar comprimido.

Após a perfuração atingir a cota de projeto, instala-se a armadura com o auxílio do guincho auxiliar da perfuratriz. Uma vez instalada a armadura, é introduzido o tubo de injeção até o final da perfuração para proceder à injeção, de baixo para cima, até que a argamassa extravase pela boca do tubo de revestimento, garantindo-se assim que a água ou a lama de perfuração sejam substituídas pela argamassa. A argamassa confeccionada em misturador de alta turbulência, geralmente acionado por motobomba, para garantir a homogeneidade da mistura.

Completado o preenchimento da argamassa, é rosqueado na extremidade superior do revestimento um tampão metálico ligado a um compressor para permitir a aplicação de golpes de ar comprimido durante a extração do revestimento. A medida que os tubos vão sendo extraídos, o nível da argamassa vai abaixando, necessitando ser completada antes da aplicação de novo golpe de ar comprimido, ou injeção de argamassa pressurizada.

O uso da estaca raiz é indicado em casos como reforço de fundações, fundações de obras com vizinhanças sensíveis a vibrações ou poluição sonora, ou em terrenos com presença de matacões, água, rocha ou até mesmo concreto. Isso se deve ao fato de o processo de perfuração não provocar vibrações, nem qualquer tipo de descompressão do terreno, além da versatilidade dos equipamentos utilizados, que sendo de pequeno porte, podem acessar áreas com dimensões limitadas.

 

SAIBA MAIS SOBRE OUTROS SERVIÇOS